Nacional
FMI satisfeito com implementação das recomendações de Junho
2016-08-31 06:50:19 (UTC+01:00)
O governo moçambicano está a implementar de forma rigorosa as recomendações deixadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em Junho, visando recuperar a confiança mútua na sequência da dívida pública.
MAPUTO- Trata-se de medidas de carácter macro-económico, nomeadamente, política monetária e orçamental, cuja implementação deixa o Fundo Monetário Internacional satisfeito, segundo noticia à >Rádio Moçambique (RM).
Alex Segura, representante cessante do FMI em Moçambique, disse em entrevista exclusiva à Rádio Moçambique, que parte com esperança de que o país vai reerguer-se a médio prazo.
“Vou com a esperança de que o Governo já está a tomar medidas apropriadas ao nível do Orçamento do Estado e de controlo de inflação e que essas medidas macroeconómicas, que são correctas, criam expectativas positivas, tendo em conta as recomendações deixadas pela missão (do FMI) de Junho e que estão a ser implementadas de forma muito rigorosa. Nesta parte estamos bastante satisfeitos”, disse.
Sobre o reatamento da cooperação efectiva com o FMI, Alex Segura referiu que a missão de Setembro poderá ser determinante.
De acordo com a mesma fonte, o Governo vai enviar ao FMI os termos de referência para a contratação de peritos internacionais ou empresas especializadas com vista à realização da auditoria internacional à dívida pública moçambicana. [FM]