Nacional
Foco de cólera encerra o maior mercado informal de Tete
2015-08-05 12:50:52 (UTC+01:00)
Tete viu um dos seus maiores mercados informais, Kwachena Nhartanda, a ser encerado por estar localizado numa zona propensa ao surgimento da Colera.
MAPUTO-O mercado criado por volta do ano de 1992, por um pequeno grupo de vendedores, foi finalmente encerrado e os seus vendedores aceitaram a sua transferência para um novo que está agora na fase final da sua construção nos arredores do bairro Sansão Muthemba.
De acordo com uma mensagem da comissão instaladora do novo mercado, citado pelo “Notícias, o mercado Kwachena está implantado numa zona pantonosa e na época chuvosa fica totalmente alagada, transformando-se num verdadeiro foco de doenças endémicas como cólera, malária e diarreias.
O mercado Kwachena Nhartanda foi o foco da eclosão de cólera que no ano passado fustigou a cidade de Tete.
Ciente do perigo para a saúde pública, o Conselho Municipal da Cidade de Tete reuniu-se, em 2001, com os vendedores de Kwachena, tendo sido criada uma comissão dos vendedores que viria a identificar um lugar seguro, que é onde está a ser erguido o novo mercado, numa área de cerca de 15 hectares e com capacidade para acolher cinco mil bancas. [FI]