Nacional

França interessada em retomar voos entre Maputo e Paris

2017-05-04 08:57:38 (UTC+01:00)

O embaixador da França em Moçambique, Bruno Clerc, manifestou ontem a vontade do seu governo de restabelecer a ligação aérea entre Maputo e Paris, logo que o movimento de passageiros entre os dois países torne a rota viável.

MAPUTO- "Existiram linhas Paris-Maputo no passado. A história mostra que nada é estático e não é proibido sonhar com uma retomada desses voos, logo que o fluxo de passageiros entre os nossos dois países o justifique", afirmou Clerc, durante a assinatura de um acordo sobre serviços aéreos entre os dois países.

Segundo o diplomata, citado pela agência Lusa, companhias aéreas que operam em territórios com fortes laços com França estão interessadas em estabelecer voos com Moçambique.

"Outras companhias francesas tais como a Air Austral, baseada na Ilha Reunião, estão desejosas de efectuar voos de Saint-Denis para Maputo. Espero que o acordo que hoje assinamos permita ajudar na realização desse projecto que poderia inscrever-se na vontade de desenvolver a conectividade aérea na região", assinalou.

De acordo com a agência Lusa, o diplomata justificou o interesse do seu país nas ligações áreas com Moçambique com o crescimento que o sector vem conhecendo nos últimos anos, realçando que o tráfego aéreo em Moçambique aumentou para mais do dobro no decurso dos últimos 10 anos, contando actualmente com perto de dois milhões de passageiros anualmente no país.

A política de liberalização levada a cabo pelas autoridades moçambicanas está em parte na origem deste crescimento, com a abertura de novos destinos e de novas frequências.

A ligação aérea Maputo-Paris foi inaugurada em 1982, mas cessou em 2001.

A transportadora nacional moçambicana, LAM, está na lista negra de companhias proibidas de voar para o espaço da União Europeia, devido ao incumprimento de determinados requisitos de segurança. [FM]