Nacional

França reduz divida a Moçambique

2015-07-20 08:17:21 (UTC+01:00)

França e Moçambique vão celebrar um acordo de redução de dívida de 17 milhões de euros, durante a visita oficial de dois dias do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, a partir de segunda-feira a Paris, disse o embaixador francês em Maputo.

MAPUTO - Segundo Serge Segura, citado pela Lusa, este é o quarto e último acordo de redução de dívida de França a Moçambique, no âmbito do Clube de Paris, e vai vigorar até 2019, altura em que ficará reduzida a zero.

"Para França, neste momento de Moçambique, não é possível falar de relações económicas sem falar das questões de desenvolvimento", assinalou o diplomata, adiantando que o acordo será acompanhado de ajuda ao orçamento do estado moçambicano e nas áreas do ambiente e formação profissional, sobretudo nos sectores do petróleo e gás e ambiente.

Durante a visita de Nyusi, a convite do homólogo francês, François Hollande, serão ultimados dois outros acordos, um relacionado com o Centro Cultural Franco-Moçambicano em Maputo e outro que permite a possibilidade de companhias aéreas de França e Moçambique operarem entre os dois países.[OD]