Nacional

Frango e ovos devem deixar de ser luxo para famílias moçambicanas

2016-12-09 07:34:35 (UTC+00:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que, até 2019, as famílias moçambicanas não devem continuar a encarar a carne de frango e ovos como um luxo, mas sim como alimentos que fazem parte da rotina da sua dieta alimentar.

MAPUTO- “consumir carne de frango ou ovos não deve ser um luxo apenas reservado para os dias de festa ou quando se recebe visitas. O frango e o ovo devem fazer parte da rotina da dieta alimentar das nossas famílias”, afirmou Nyusi.

O Chefe do Estado, citado pela AIM, falava no distrito de Rapale, província de Nampula, na sessão de abertura do seminário nacional, de um dia, dos actores chave da cadeia de valor de produção de frango.

As projecções avançadas pelo próprio Presidente indicam que em 2019 as necessidades de consumo de frango, a nível nacional, estarão na ordem das 96.863 toneladas/ano e, nessa altura, “estaremos a produzir para satisfazer a procura interna e quiçá para exportar.

O estadista manifestou preocupação pelo facto de mais de 1,5 milhões de moçambicanos ainda viverem em situação de insegurança alimentar e nutricional. [FI]