Nacional

FRELIMO: Comité da Cidade de Maputo elege órgãos internos

2017-06-10 09:56:35 (UTC+01:00)

A Frelimo a nível da Cidade de Maputo, reúne-se, este fim-de-semana, para, democraticamente, eleger os órgãos internos e os delegados ao 11º Congresso do partido, rumo a vitória nos próximos pleitos eleitorais.

MAPUTO - Margarida Talapa, chefe da Brigada Central da Frelimo que assiste a Cidade de Maputo, falando hoje a imprensa, disse que o partido esta a preparar uma festa, que não é so dos seus membros e simpatizantes mas de toda a população.

Na conferência, será eleito o Comité da Cidade, o Primeiro-Secretario, os comités, de Verificação, delegados ao Congresso e os candidatos a candidatos a membros do Comité Central, a serem homologados no Congresso.

Ao todo, serão eleitos 117 delegados ao Congresso em representação de todos os distritos e vários sectores sociais, incluindo 60 convidados.

“Pretendemos que o exercício seja transparente e justo para que o partido saia mais fortalecido e coeso. No fim da eleição, não há ganhadores nem perdedores, quem será eleito tem capacidade, integridade e dinamismo para aglutinar os outros”, disse Talapa.

O encontro, segundo a fonte, vai proceder a avaliação do desempenho do partido durante o quinquénio, o desempenho do Governo da Cidade e do Município e passar em análise a situação política, económica e social não só da Cidade de Maputo como de todo o país.

“As eleições internas de vários órgãos executivos do partido, desde as células, bairros, círculos, zonas e distritos, foram bem realizadas. Agora, a nível da Cidade, estamos a afinar a máquina rumo a vitória nas próximas eleições”, disse Talapa, citado pela AIM.

O sentimento da Frelimo, acrescentou, é de que a situação política, económica e social que se vive na Cidade de Maputo é estável. 'Graças ao desempenho do Governo e do município, a cidade de Maputo hoje não é a mesma de ontem. O nível de satisfação dos militantes e da população, não só em relação ao desempenho da Cidade, é positivo. Moçambique, independentemente dos problemas conjunturais que atravessa, esta cada vez mais prospera”, disse Talapa.

Para o cargo de Primeiro Secretário do Comité da Cidade de Maputo, segundo Talapa, concorrem três candidatos, incluindo o actual em exercício, Francisco Mabjaia.[CC]