Nacional

Frelimo condena ameaça da Renamo de governar à força

2015-06-13 07:38:09 (UTC+01:00)

O secretário-geral da Frelimo, Eliseu Machava, condenou ontem a decisão da Renamo, de governar à força nas províncias em que reclama vitória eleitoral, afirmando que os moçambicanos anseiam a paz.

MAPUTO- "Nem a Renamo nem o líder da Renamo (Afonso Dhlakama) deviam estar a falar de conflitos nesta fase em que os moçambicanos anseiam a paz e o bem-estar", afirmou Machava citado pela Lusa.

Lembrando que o país passou pela destruição e mortes durante 16 anos de guerra civil, que terminou em 1992, o secretário-geral da Frelimo observou que os moçambicanos devem empenhar-se em ações visando o progresso e não o retrocesso.

"Ele próprio (Dhlakama), pela idade que tem, precisa de sossego, precisa de partilhar as ideias que tem com os moçambicanos, isso é possível sem conflito", declarou Eliseu Machava, reiterando, ironicamente, que não acredita que a Renamo tenha tomado a decisão de governar à força em seis províncias do país.

O secretário-geral da Frelimo exortou a Renamo a seguir a via do diálogo para a resolução de diferendos políticos, sublinhando que o país tem condições para ultrapassar qualquer crise por via política. [FM]