Nacional

Frelimo condena recentes assassinatos bárbaros

2016-04-13 15:07:12 (UTC+01:00)

O Partido Frelimo condena veemente os assassinatos bárbaros de José Manuel, membro do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, na cidade da Beira e de Marcelino Vilanculos, Procurador da República, na cidade da Matola.

MAPUTO- Este sentimento foi manifestado hoje pelo Presidente da FRELIMO, Filipe
Nyusi, durante a Abertura da V Sessão Ordinária do Comité Central que decorre até sábado na Matola.

Na ocasião, Nyusi encorajou as Forças de Defesa e Segurança (FDS) a continuar a procurar o rápido esclarecimento destes actos macabros.

Segundo Nyusi, a V Sessão Ordinária do Partido FRELIMO, é igualmente importante para todo o povo moçambicano porque dela sairão resoluções com impacto na vida de todos os moçambicanos.

Para além da agenda tradicional de análise e debate de relatórios da Organização e produção de moções e diferentes resoluções da vida interna do Partido, esta Sessão elegeu temas que preocupam aos moçambicanos como prioridade.

" Constituem temas que merecerão o maior tempo e atenção da nossa reflexão, o debate sobre a busca da paz duradoura para os moçambicanos e a situação económica do país pois a falta de paz efectiva condiciona o crescimento económico, e este se confronta com diferentes adversidades, que teremos tempo para debater", disse.

O presidente da Frelimo disse ainda que o Norte e o Centro do país estão a ser assolados por chuvas intensas, ventos fortes e descargas atmosféricas. Por outro lado, outra parte do Centro e o Sul do Pais, vivem a
seca e estiagem.

Em ambos os casos, regista-se segundo Nyusi a perda de culturas e de gado, destruição de habitações e infra-estruturas diversas para além de que no centro do país, em zonas bem localizadas, o povo vive o terror e medo causado pelos homens armados da Renamo que atacam viaturas, invadem machambas, perseguem líderes
comunitários e dirigentes da Frelimo, a nível da base.
" Estes cenários calamitosos e criminosos, apesar do nosso bom nível da resposta, continuam a provocar sofrimento e perda de
vidas humanas e de bens", lamentou.

Por isso Nyusi, aproveitou a oportunidade para endereçar uma mensagem de pesar às famílias que perderam os seus entes queridos e apresentamos solidariedade às famílias que perderam os seus bens.

"Ao mesmo tempo, exortamos a todo o povo moçambicano, a todos os que acompanham e se juntam ao sofrimento destes concidadãos, para que continuem a dinamizar as campanhas de solidariedade com vista a mitigar o sofrimento das populações afectadas", concluiu.