Nacional

Funcionários públicos detidos por corrupção

2017-03-25 19:42:54 (UTC+00:00)

Funcionários públicos indiciados de crimes de corrupção e falsificação estão detidos na cidade de Lichinga, província de Niassa, norte de Moçambique.

MAPUTO - A detenção ocorreu depois da descoberta de um esquema de corrupção que envolvia funcionários do Tribunal Administrativo (TA).

Eles exigiram a um técnico dos serviços distritais de educação, Juventude e Tecnologia, 21 mil meticais (cerca de 300 dólares americanos).

O montante, segundo a Televisão de Moçambique (TVM), destinava-se a facilitar a obtenção do visto de nomeação de um dos interessados.

Entre os funcionários do TA está um técnico de contas, um oficial de diligências, e um técnico de administração pública, todos afectos ao órgão superior. Porém, eles se serviam do vínculo profissional para benefício próprio.

Após o sucedido, o Ministério Público concluiu haver indícios de falsificação da assinatura do juiz e uso de um carimbo da instituição retirado fraudulentamente, visando conferir autenticidade aos diplomas de provimento em causa.[CC]