Nacional

Funcionários que atrasam processos serão processados pela PGR

2015-07-13 12:32:25 (UTC+01:00)

Os funcionários, responsáveis pelos atrasos no despacho de processos judiciários que são submetidos as instituições de Justiça no país vão ser processados pela Procuradoria-geral da Republica (PGR).

Através desta a medida a PGR pretende responder às preocupações colocadas pela população durante a visita, semana passada, da procuradora-geral da República, Beatriz Buchili, à província de Maputo.

De acordo com Alberto Paulo, o porta-voz da visita, citado pelo “O País” dentre as inquietações apresentadas pelas populações, constam, sobretudo, a demora nos despachos de processos de recurso, de julgamento e incumprimento de prazos de prisão preventiva.

A procuradora constatou estes problemas sobretudo nos distritos da Matola, Moamba, Matutuíne e Magude, todos na província de Maputo.

“É inadmissível que ainda hoje tenhamos funcionários que não contribuem para o dinamismo no sector da justiça. Por isso, a procuradora-geral deixou uma grande nota, que é a necessidade de responsabilização daquelas pessoas que influenciam, por iniciativa própria, para a demora na tramitação processual”, disse Alberto Paulo, que é procurador-geral adjunto. [FI]