Nacional
Garimpeiros de Manica recebem máquina de processamento de ouro
2015-07-11 08:57:52 (UTC+01:00)
Os garimpeiros do distrito de Manica, província do mesmo nome, beneficiam de uma máquina de processamento de Ouro, sem degradar o meio ambiente.
MAPUTO - Segundo noticiou a Rádio Moçambique, o apoio é da Administração Regional de Águas do centro, ARA-Centro.
A aquisiçào daquele equipamento tem como objectivo incentivar aos garimpeiros a adoptarem métodos de processamento daquele minério e reduzir os índices de poluição da água dos rios.
Para a aquisição da máquina de porcessamento de Ouro, a Administração regional de Águas do Centro, ARA-Centro, contou com a comparticipação de uma associação de garimpeiros do viznho Zimbabwe.
A exploração ilegal de ouro no distrito de Manica atingiu, num passado recente, contornos preocupantes, mormente devido a poluição da água dos rios, uma situação que elou as autoridades governamentais da província a criar uma comissão multisectorial para procurar soluções junto dos carimpeiros.
A directora geral da ARA-Centro, Cacilda Machava, estregou esta quinta-feira a máquina, a uma associação de mineradores artesanais denominada MIMOSA, que opera no distrito de Manica.
Cacilda Machava disse esperar, daquela associação composta por mais de quinhentos membros, a disseminação das técnicas que reduzem os níveis de poluição da água dos rios, por mercúrio, produto usado para o processamento de ouro.[OD]