Nacional
Gás natural passa a ser principal fonte de geração de energia eléctrica
2018-10-19 05:56:59 (UTC+01:00)
O Corredor Logístico do Norte é a empresa que faz a logística do carvão mineral da Vale Moçambique, das minas de Moatize, em Tete, ao Porto de Nacala.
MAPUTO - No contrato que tem com a Electricidade de Moçambique (EDM), consta o fornecimento de 8 a 14 mega watts de energia eléctrica. A quantidade até é garantida, mas o mesmo não acontece com a qualidade que segundo resumiu o gerente de Manutenção no Porto de Nacala, Alex Hora, "factor de potência, reactiva, tudo chega aqui com ruído".
O ruído que o brasileiro Alex Hora se refere são os cortes constantes, os apagões, que obrigam a empresa a accionar os grupos geradores para permitir a continuação das operações no terminal de carvão, acabando por encarecendo a factura final. A queixa foi mais uma a chegar ao governo, através do vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Sousa, que encontra-se em visita de trabalho às províncias de Nampula e Niassa.
E porque sabia muito bem que ia ouvir na capital industrial de Nampula (Nacala), antes de se encontrar com os gestores do Corredor Logístico do Norte, visitou a subestação de Namialo, que está a ser construída a todo gás para começar a operar ainda este ano. Foi naquele local que explicou os investimentos que o governo está a fazer para resolver o problema de energia na zona Norte.
"A subestação de Namialo faz parte de um grande projecto que está a ser implementado que é a linha Cai-Nacala. Estamos fazendo a primeira. Neste momento fizemos Caia-Nacala, que é para depois melhorarmos a qualidade de fornecimento de energia aqui na região Norte," assegura Augusto Sousa.[CC]