Nacional
Gaza ganha vagão frigorifico para transportar carne
2015-09-04 09:04:49 (UTC+01:00)
Os Caminhos Ferro de Moçambique (CFM), disponibilizou um novo vagão frigorífico para o transporte das grandes quantidades de carne produzidas na região norte de Gaza.
MAPUTO-A carne produzida em Gaza têm vindo a abastecer consumidores na cidade e província de Maputo, com a particularidade de o seu transporte ser feito em condições consideradas inadequadas.
A disponibilização do novo vagão foi confirmada ao Notícias por Alves Cumbe, director de Comunicação e Imagem da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), que opera o referido comboio de passageiros.
De acordo com oque noticia o jornal, a decisão dos CFM surge em resposta à preocupação suscitada pelas autoridades veterinárias relativamente ao cumprimento do regulamento sobre o transporte de carnes frescas, considerando que muitos operadores do mercado informal se deslocam, regularmente, a Chicualacuala e outros distritos do norte de Gaza para comprar carne de vaca para posterior revenda nas cidades de Maputo e Matola.
O dispositivo indica que o transporte de carnes para o consumo deve ser feito em veículos que disponham de um compartimento fechado, provido de ganchos higiénicos para colocar as reses ou fracções de reses, com boa refrigeração à uma temperatura máxima de quatro graus centígrados.
Ao contrário desta prática, o transporte de carne vinha sendo feito em caixas térmicas acondicionadas nas carruagens de passageiros ou nos vagões de carga, operações que, segundo Alves Cumbe, foram suspensas desde que o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) chamou à atenção para a necessidade de se observar o estabelecido no regulamento sobre a matéria. [FI]