Nacional
GCCC e PGR registaram mais de mil processos-crime em 2017
2018-02-02 12:11:15 (UTC+00:00)
O Gabinete Central de Combate à Corrupção e a Procuradoria da República registaram, no ano passado, mais de mil processos-crimes de corrupção.
MAPUTO- Trata-se de casos despoletados por via de denúncias populares, participações feitas por responsáveis de instituições do Estado, flagrantes do Gabinete de Combate à Corrupção e relatórios de auditoria.
A informação foi avançada esta quinta-feira, em Maputo, em conferência de imprensa, pelo porta-voz de Gabinete Central de Combate a Corrupção, Cristóvão Mondlane.
Segundo a fonte, em 2017, foram detidos 155 cidadãos por prática de crimes, dos quais 96 em flagrante delito.
Cristóvão Mondlane revelou que a prática de actos de corrupção lesou o Estado moçambicano em mais de 610 milhões de meticais e foi possível recuperar mais de 40 milhões de meticais que haviam sido desviados.
Cristóvão Mondlane referiu que, nos mais de mil processos-crimes de corrupção estão envolvidos, como arguidos, maioritariamente, funcionários e agentes do Estado que, no exercício das suas funções, receberam subornos, usaram indevidamente e em benefícios próprios ou de terceiros recursos financeiros públicos.
Fonte: Rádio Moçambique