Nacional
Geólogos elevam conhecimento sobre a sua área
2018-03-19 12:57:07 (UTC+00:00)
Os geólogos nacionais, estudantes ligados a área de geologia e mineração, assim como pessoal não do sector mineiro, terão a oportunidade de elevar os seus conhecimentos sobre este sector, com vista a responder a crescente descoberta de minerais no país.
MAPUTO- Segundo Rudêncio Morais, da Associação Geológica Mineira de Moçambique (AGMM), órgão coorganizador, a classe vai colher mais subsídios num curso intensivo: Pesquisa Geológica e Negócio de Pedras Preciosas, a ter lugar no final deste mês, entre os dias 28 a 30.
Este curso a decorrer na capital do país, foi desenhado para responder a crescente descoberta, mineração e comercialização de pedras preciosas com o maior destaque para os Rubis extraídos na província de Cabo delgado e ao forte potencial desses recursos na zona norte e centro do país.
Concretamente, segundo Rudêncio, o mesmo é direccionado para geólogos e não geólogos, e tem como principal objectivo preencher algum défice de conhecimento associado a ocorrência desses recursos, a relação entre a geologia e a qualidade das mesmas assim como a relação entre a qualidade e o preço de comercialização.
No evento serão abordados com detalhe os aspectos ligados a cadeia de valores dos depósitos de pedras preciosas, oportunidades de negócio nesse sector em Moçambique e será uma mais valia para empresários, estudantes, académicos, investigadores e profissionais da área, na medida em que fornecerá aos participantes ferramentas suficientes que lhes permitam diferenciar uma gema natural de uma artificial, assim como a perceber as principais características destes recursos.
O curso será ministrado por Cedric Simonet, especialista em depósitos de pedras preciosas familiarizado com a geologia de Moçambique e com mais de 15 anos de experiência, autor do artigo "The Montepuez rubi deposits What's next ? ".