Nacional

Globeleq inicia construção de usina solar de 19 MW em Cuamba

2021-06-16 11:46:52 (UTC+01:00)

A produtora independente de energia (IPP) Globeleq, em pareceria com a empresa estatal Electricidade de Moçambique (EDM) e a Source Energia, iniciou a construção de uma central solar fotovoltaica de 19 MW, distrito de Cuamba, provincia do Niassa.

Segundo escreve Engineering News, em seu site, a central solar de Cuamba também terá um sistema de armazenamento de 2 MW e contribuirá para que Moçambique alcance o seu objetivo de acesso universal à energia até 2030.

O projecto de 32 milhões de dólares está localizado no distrito de Tetereane de Cuamba, na província do Niassa. O projecto marca o primeiro IPP em Moçambique a integrar um sistema de armazenamento de energia em escala de serviço público.

A energia produzida será vendida por meio de um contrato de compra de energia de 25 anos com a EDM.

O projecto receberá 19 milhões de dólares em financiamento de dívida do The Emerging Africa Infrastructure Fund, que é membro do Private Infrastructure Development Group (PIDG).

O projecto também receberá7 milhões de dólares americanos em subsídio do mecanismo de subsídio do PIDG Viability Gap Funding, bem como um subsídio de 1 milhão de dólares da instituição de financiamento de desenvolvimento do Reino Unido CDC Plus.

A previsão é de que o projecto precise de cerca de 100 trabalhadores durante a construção, muitos dos quais serão contratados na comunidade local.

A empresa espanhola TSK foi nomeada empreiteira de engenharia, aquisição e construção, enquanto a Globeleq supervisionará a construção e as operações da usina, com o apoio da Source Energia.

A Globeleq e a Source Energia também estão desenvolvendo um dos primeiros projectos eólicos em Moçambique, localizado perto da cidade de Namaacha, cerca de 70km da capital Maputo.