Nacional

Gove desafia sector privado trabalhar para reduzir importação

2016-01-11 07:57:36 (UTC+00:00)

Ernesto Gove, Governador do Banco de Moçambique, aponta a redução de importação de produtos básicos como uma das estratégias para minimizar a depreciação do metical, face a moeda estrangeira.

MAPUTO- Gove desafia o sector privado e não só, a trabalhar para evitar a importação de certos produtos que podem ser produzidos em grandes quantidades no país.

“Moçambique dispõe de condições sócio-económicas e agro-ecológicas que bem exploradas podem fazer o país sair da dependência mercado internacional”, indicou Ernesto Gove.

O governador do Banco de Moçambique reconhece que devido a robustez do dólar, a economia nacional está a atravessar alguma turbulência, mas pede para que se mantenha a calma.

Para Gove o sector privado deve desenvolver iniciativas que visam proteger a moeda nacional e manter o crescimento económico alto, uma missão, segundo ele, não impossível porque as condições para tal estão criadas.

O governador do Banco de Moçambique falava esta sexta-feira na cidade de Inhambane, durante a inauguração de uma agência bancária. [FI]