Nacional

Governo animado pelos progressos no âmbito do projecto de LNG

2018-11-02 05:44:38 (UTC+00:00)

O governo afirma que os acordos e contratos de venda de gás natural firmados entre as concessionárias e clientes renomados ao nível mundial são indicadores tangíveis de que o país está na rota de se tornar um dos principais fornecedores de gás.

MAPUTO - Segundo o vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando, a aprovação pelo governo, em Fevereiro último, do Plano de Desenvolvimento do projecto de LNG em terra, da Área 1, revela que as primeiras unidades de produção de gás natural liquefeito, a serem construídas em Afungi (província de Cabo Delgado) pelas concessionárias, vão ser o ponto de viragem para colocar Moçambique no mapa de fornecimento de LNG ao nível mundial.

Falando na abertura oficial da 5ª Cimeira de Gás de Moçambique, que teve lugar ontem, em Maputo, capital do país, o governante destacou que o país regista progressos estáveis para se tornar um novo fornecedor de Gás Natural Liquefeito.

“Portanto, não estamos apenas falando de aspirações. Estamos fazendo progressos estáveis e tangíveis para nos tornarmos um novo fornecedor de Gás Natural Liquefeito”, disse no evento que decorre sob o lema “Comemorando 5 anos conduzindo a indústria de gás de Moçambique'.

O projecto de LNG em Moçambique, liderado pela multinacional norte-americana Anadarko, está a se revelar como um dos futuros líderes no sector global do gás natural liquefeito.[CC]