Nacional
Governo aprova medidas de controlo cambial
2015-12-03 06:16:21 (UTC+00:00)
O governo de Moçambique aprovou um pacote de medidas de incentivo à produção de bens alimentares e também acções de controlo cambial, disse o porta-voz do Conselho de Ministros, no final da sessão realizada em Maputo.
MAPUTO - Mouzinho Saíde disse ainda que o pacote de medidas inclui a disponibilização de divisas “a título excepcional” para importação de produtos de primeira necessidade e um aumento de intervenções no mercado cambial para assegurar maior disponibilidade de moeda estrangeira.
O porta-voz adiantou que as empresas públicas vão receber instruções no sentido de contribuírem para a substituição do dólar pelo metical na economia do país, no âmbito da aplicação da lei cambial.
O metical sofreu uma desvalorização superior a 40% face ao dólar desde o início do ano, acompanhada de uma descida da cotação internacional das matérias-primas, com impacto nas importações, disponibilidade de divisas e preços dos bens.
Além de incentivos à indústria, as medidas prevêem ainda a reactivação de empresas agrícolas, de modo a “garantir mais disponibilidade de serviços e bens no país”.
Na segunda-feira, o Banco de Moçambique anunciou a introdução de limites à utilização de cartões de crédito e de débito no estrangeiro, a fim de evitar a fuga de divisas. [OD]