Nacional

Governo aprova plano de reconstrução de Cabo Delgado no período 2021-2024

2021-09-22 06:27:10 (UTC+01:00)

O Governo moçambicano aprovou ontem o plano de reconstrução de Cabo Delgado, palco de ataques armados nos últimos quatro anos, para o período de 2021-24, anunciou o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze.

"Vai haver cerimónias próprias para abordagem oficial deste assunto e para partilhar dados", referiu o porta-voz, sem avançar detalhes sobre o plano dedicado à região dilacerada por uma insurgência armada desde há quatro anos.

"Como acontece com qualquer outro plano de contingência", o Governo "intervém sempre com recursos próprios, mas também com apoio dos parceiros de cooperação", referiu, acrescentando: "Não vai ser diferente desta vez".

Em todo o caso, Filimão Suaze destacou o facto de já haver "ações a acontecer ao nível da reconstrução" da rede elétrica e estradas.

"Não vamos esperar até que haja apoios: o Governo vai avançando" e os apoios vão encontrar trabalhos no terreno, concluiu.

Equipas de diferentes ministérios estão desde o início do mês a visitar os distritos mais afetados pelo conflito armado e a conduzir levantamentos dos estragos, necessidades e a realizar intervenções de emergência.