Nacional
Governo assume produção de documentos biométricos
2017-11-05 07:54:34 (UTC+00:00)
O governo decidiu chamar a si a responsabilidade pela produção de documentos de identificação biométricos, depois de consumada a saída do processo da empresa belga Semlex, que assegurava o fabrico desde 2009.
MAPUTO- Segundo informação confirmada ao Jornal Notícias, à margem do XXVII Conselho Coordenador do Ministério do Interior, que decorre no município de Bilene, província meridional de Gaza, a produção de documentos está a ser assegurada por técnicos moçambicanos, esperando-se que até finais da próxima semana seja conhecida a nova empresa que vai assumir o processo.
Segundo Zefanias Muhate, secretário permanente do MINT, embora a Semlex não tenha entregue todo sistema de produção dos documentos, os técnicos moçambicanos estão a dar o melhor de si, fruto do que conseguiram aprender a título individual, ao longo dos últimos anos, uma vez que a Semlex nunca implementou um programa de formação.
A nova empresa, a ser anunciada próxima semana, vai assegurar a instalação e fornecimento de sistemas de produção de Documentos de Identificação Civil, de Viagem, Vistos e de Controlo do Movimento Migratório.
A mesma será igualmente encarregada de disponibilizar um sistema nacional de gestão do movimento migratório em mais de 100 postos fronteiriços no país.
O Jornal Notícias, escreve que a empresa alemã Muhlbauer Mozambique Lda está mais bem colocada para vencer o concurso entretanto lançado, no qual também concorre a UAB Carsu Pasaulis.
Ao todo, cinco concorrentes manifestaram a disposição de assumir o contrato, tendo a Brithol Michcoma Mozambique sido classificada em terceiro lugar, enquanto as empresas Zetes e MK Investimentos acabaram desclassificadas por não reunirem requisitos e por terem submetido as candidaturas fora do prazo estabelecido.
O XXVII Conselho Coordenador do Ministério do Interior, que encerra domingo, decorre sob o lema Ministério do Interior, apostado na garantia da ordem e segurança pública e no bem servir ao cidadão.