Nacional
Governo convoca familiares de mineiros falecidos em acidentes de viação
2016-04-26 07:51:47 (UTC+01:00)
O governo moçambicano, através do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), convoca todos os familiares de trabalhadores moçambicanos falecidos em acidentes de viação envolvendo a transportadora rodoviária sul-africana Vaal Maseru.
MAPUTO-Trata-se de um grupo de 32 familiares, de igual número de trabalhadores mineiros que perderam a vida em consequência de dois acidentes de viação quando se faziam transportar em autocarros da companhia Vaal Maseru, a caminho da sua terra natal.
No acidente de 1996, ocorrido no distrito de Boane, província de Maputo, perderam a vida 15 mineiros.
Os restantes pereceram em 2008 na região de Komatipoort, no território sul-africano, quando viajavam na transportadora Vaal Maseru para Moçambique.
A chamada visa completar a documentação necessária para o desfecho do processo, junto dos tribunais sul-africanos, responsáveis pelo caso, tendo no horizonte ressarcir os familiares das vítimas, entre filhos, viúvas e outros parentes, de acordo com o grau definido pelos visados.
Um comunicado de imprensa do MITESS recebido ontem pela Redacção da AIM aponta que a localização dos familiares está a ser feita em todas as 11 províncias do país, incluindo a cidade de Maputo, independentemente de ter ou não mudado de residência, aquando da morte do parente.[AM]