Nacional
Governo e parceiros discutem impacto da redução dos preços na Industria Extractiva
2016-05-13 12:52:06 (UTC+01:00)
O governo moçambicano, empresas do sector mineiro, sociedade civil e parceiros de cooperação discutem, 2ª-feiraem, em Maputo, o Impacto da Redução dos Preços das Matérias-Primas Minerais a nível mundial com implicação directa para o país.
MAPUTO – de acordo com um comunicado enviado à FOLHA DE MAPUTO, o encontro será dirigido pelo Ministro da Industria e Comercio Max Tonela em substituição do Ministro dos Recursos minerais e Energia Pedro Couto que se encontra ausente por motivos de força maior, e nele se espera que se delineiem estratégias sustentadas por uma visão de longo prazo, que permita a continuidade das actividades das empresas ligadas a industria extractiva mesmo em períodos difíceis .
Com efeito, a queda dos preços dos produtos minerais desde 2009 inverteu o momento que a exploração dos recursos minerais vinha experimentando ao longo do período 2000-2008, reflectido em Moçambique através do investimento de $14 biliões entre 2004 e 20013, aplicados nas actividades de pesquisa e produção de hidrocarbonetos e recursos minerais sólidos.
As variações de preços destes produtos criam danos severos, sobretudo aos países exportadores de matérias-primas minerais energéticas como é o caso do nosso País. A maior preocupação do governo recai na redução de empregos directos e indirectos, a par da diminuição significativa da procura de serviços e bens pela indústria extractiva, afectando milhares de empresas moçambicanas.
Por outro lado, Moçambique ressente-se deste declínio que afecta as receitas fiscais resultantes da exportação de gás natural e condensado, em produção em Pande e Temane desde 2004.
É neste contexto, que o executivo moçambicano considera um imperativo estabelecer mecanismos que possam responder e suportar a volatilidade dos preços dos produtos minerais, sendo as ligações económicas da indústria extractiva com outras indústrias baseadas nestes recursos importante para o alcance daquele objectivo, a par da construção de bases sólidas para uma economia diversificada.{CC]