Nacional

Governo elimina exame extraordinário da 10ª classe

2016-08-17 07:18:43 (UTC+01:00)

O Governo anunciou ontem, a eliminação do exame extraordinário da 10ª classe, devido, a fraca afluência dos candidatos e aos resultados negativos que vem acumulando.

MAPUTO- O facto foi anunciado pelo porta-voz do Governo, Mouzinho Saíde, no final da 28ª sessão do Conselho de Ministros, e que, entre outras matérias, apreciou a Reflexão sobre os Custos e Resultados dos Exames Extraordinários.

Em 2003, o sector de educação introduziu os exames extraordinários, ʺdecorridos 13 anos de implementação, verifica-se que os efectivos de candidatos aos exames extraordinários da 10ª classe e 12ª classe tende a diminuir, particularmente na 10ª classeʺ, disse Saíde citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Perante este facto, o Conselho de Ministros orientou ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, a eliminar os exames extraordinários da 10ª classe, mas mantendo os exames extraordinários da 12ª classe, no final de cada ano lectivo, mais particularmente durante a segunda época.

De acordo com a mesma fonte para o caso da 10ª classe, os candidatos serão convidados a frequentar esta classe para se submeter aos exames finais.