Nacional

Governo espanhol convoca embaixador moçambicano após expulsão da activista espanhola

2016-03-31 23:10:35 (UTC+01:00)

O governo espanhol convocou, nesta quinta-feira em Madrid, o embaixador de Moçambique em Espanha, José António Matsinha, para uma reunião na sexta-feira.

A convocação surge dois dias depois de as autoridades moçambicanas terem expulso uma activista espanhola por protestos contra a proibição de saias curtas nas escolas.

O embaixador moçambicano em Madrid, José António Matsinha, confirmou à agência Lusa que foi convocado pelo Ministério de Assuntos Exteriores (Negócios Estrangeiros) de Espanha para uma reunião na sexta-feira, mas sublinhou que desconhece a razão e a agenda do encontro.

"Temos uma relação muito boa com Espanha, pelo que a reunião pode ser por outro motivo qualquer", disse o embaixador à Lusa ao ser questionado sobre se o encontro servirá para o Governo espanhol pedir explicações pela deportação da activista espanhola.

O Serviço Nacional de Migração expulsou quarta-feira Eva Anadón Moreno de Moçambique, alegando que a activista liderava uma marcha ilegal, perturbando a ordem pública, segundo um comunicado distribuído à imprensa e assinado pelo ministro do Interior, João Basílio Monteiro

No início de Março, Eva Anadón Moreno, juntamente com quatro outras mulheres, incluindo uma com nacionalidade brasileira, foram detidas pela polícia moçambicana, acusadas de envolvimento num protesto ilegal contra a nova medida do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.[CC]