Nacional

Governo está empenhado na melhoria do saneamento do meio

2024-05-30 12:20:52 (UTC+01:00)

O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, diz que o Governo está empenhado na melhoria do saneamento do meio nas principais cidades do País, uma forma de responder à crescente densidade populacional nesses locais.

Filipe Nyusi diz que uma das formas de intervir nesse sentido é a construção de infra-estruturas que vão lidar com águas residuais e resíduos sólidos cuja gestão revela-se cada vez mais desafiante.

O Chefe do Estado, que falava, ontem, na inauguração da estação de Tratamento de Águas residuais do Infulene, na província de Maputo, sublinhou que para dos ganhos no contexto de saneamento, as infra-estruturas deste género, impulsionam a inclusão.

Nyusi anunciou ainda que as Cidades da Beira, Nampula, Quelimane e Tete poderão ser as próximas a beneficiarem de infra-estruturas de gestão de águas residuais no âmbito do plano de saneamento de grande magnitude.

A infra-estrutura foi reconstruída num investimento de cerca de 16.6 milhões de dólares americanos desembolsados pelo governo com apoio do Banco Mundial, foi dotada de mecanismos de gestão a cheias e inundações em caso de chuvas intensas, podendo beneficiar a cerca de 128 mil habitantes.