Nacional
Governo garante acessibilidade de produtos na quadra festiva
2015-11-26 06:54:54 (UTC+00:00)
O Governo assegurou ontem, no Parlamento, que tudo fará para garantir, durante a quadra festiva, a disponibilidade e acessibilidade de produtos essenciais de consumo para a população, à escala nacional, apesar da actual depreciação do metical.
MAPUTO - A vontade foi manifestada pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, durante a habitual sessão de perguntas ao Governo, que iniciou ontem na sede da Assembleia da República e que hoje termina.
Na oportunidade, Do Rosário revelou que o Executivo está a trabalhar com todos os sectores envolvidos no abastecimento de produtos alimentares básicos, incluindo industriais do sector de alimentos e importadores, e que para melhor lidar com a situação criou uma equipa técnica multidisciplinar.
Respondendo a uma pergunta colocada pela bancada da Renamo sobre as acções levadas a cabo pelo Executivo para fazer frente à depreciação do metical, Do Rosário referiu ser importante sublinhar que, neste momento, o metical não é a única moeda a depreciar-se no mundo.
Segundo disse, a fortificação do dólar-americano afecta a depreciação de muitas moedas no mundo. “Só para citar alguns exemplos, o euro perdeu 14 por cento do seu valor até Outubro de 2015 face ao dólar-americano; no mesmo período o yane japonês perdeu cerca de oito pontos percentuais do seu valor; o rubro da Rússia perdeu cerca de 50 por cento do valor e o real do Brasil cerca de 56 por cento”, afirmou.
Carlos Agostinho Do Rosário referiu, igualmente, que a mesma situação se verifica a nível das economias dos países da SADC, onde o rand sul-africano se depreciou em 25 por cento face ao dólar americano; o kwacha zambiano 100 por cento; o kwacha malawiano 20 por cento; o kwanza angolano cerca de 36 por cento; o shiling tanzaniano 27 por cento e o metical 43 por cento do seu valor. [OD]