Nacional

Governo investiga tentativa de criação bases de extremistas em Moçambique

2018-10-24 07:16:21 (UTC+01:00)

O governo tenciona enviar brevemente uma equipa de oficiais à Tanzânia, com a missão de recolher mais informações sobre as reais motivações de cidadãos tanzanianos que são indiciados de planear o estabelecimento de bases militares no país.

MAPUTO -A informação foi avançada ontem, em Maputo, pelo porta-voz do Comando-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Inácio Dina, durante o habitual briefing semanal à imprensa.

Segundo a fonte, o número de detidos continua a crescer e até sexta-feira as autoridades tanzanianas já haviam contabilizado 104 indivíduos. Hoje, o número subiu para 132.

“Tomámos conhecimento. Houve detenção do lado da Tanzânia e houve anúncio. Estamos a manter contactos com a Tanzânia. O que estamos a fazer neste momento é interceder junto da Tanzânia para perceber melhor estas detenções e a pretensão dos detidos. Como foi feito referência pela Tanzânia, possivelmente pretendiam atravessar para o lado moçambicano e se afixar”, disse Dina.

A equipa que se desloca à Tanzânia também vai tentar apurar se existem cidadãos moçambicanos entre os detidos, uma possibilidade que se levanta devido ao facto de ambos os países partilharem a mesma língua (Swahili) junto as regiões fronteiriças.

A fonte explicou que a troca de informações em torno do assunto decorre das boas relações existentes entre Moçambique e Tanzânia. Aliás, ambos os países assinaram acordos para a protecção e segurança, especificamente em relação à transposição fronteiriça na região norte de Moçambique.

“Em termos de troca de informações, estamos num nível bastante avançado. A cooperação na área de protecção e segurança prossegue. Esperamos que, efectivamente, continue a haver este aperto de cerco do lado tanzaniano, que do lado moçambicano este trabalho tem vindo a ser feito. Tudo que está sendo feito neste momento é melhorar o nível de contacto e de troca de informação em relação a essas detenções”, frisou.[CC]