Nacional
Governo mobiliza meios para regresso de refugiados do Malawi
2016-07-12 07:06:39 (UTC+01:00)
O país está a mobilizar meios para o repatriamento dos mais 2 mil moçambicanos refugiados no Malawi, anunciou ontem o director do Instituto Nacional para as Comunidades Moçambicanas.
MAPUTO- "Estamos a mobilizar os meios e as pessoas para o regresso", afirmou Junqueira Manhique, que falava à imprensa à margem do primeiro dia do Fórum da Diáspora Moçambicana, que decorre desde hoje em Maputo.
De acordo com a AIM 2.606 pessoas encontram-se refugiadas no Malawi, contra as 12 mil que o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) chegou a contabilizar há vários meses.
As confrontações entre as Forças de Defesa e Segurança e a Renamo, na província de Tete, são causa da saída de moçambicanos para o Malawi.
Sem avançar detalhes sobre o processo, o diretor do Instituto Nacional Para as Comunidades Moçambicanas no Exterior, um órgão do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, disse que a reintegração destas pessoas constitui uma prioridade para o Governo e, em breve, os refugiados estarão no seu país de origem. [FI]