Nacional

Governo multa construtora da estrada circular de Maputo

2015-08-13 08:16:46 (UTC+01:00)

O Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural multou a construtora chinesa China Roads and Bridges Corporation (CRBC) em 105 mil dólares por falta de plano de gestão ambiental num areeiro que a firma explora em Maputo.

MAPUTO - Em declarações à STV, a inspectora-geral do Ambiente, Emília Fumo, afirmou que a CRBC tem estado a extrair areia que usa na construção da estrada circular de Maputo sem um plano de gestão ambiental e, além da multa, no valor de 105 mil dólares terá de tapar a cratera que provocou com a sua actividade e replantar os eucaliptos que destruiu no local.

"O areeiro está classificado como mina e tem a categoria dois ao abrigo dos regulamentos sobre o ambiente e como tal a sua exploração requer um plano de gestão ambiental", afirmou Fumo.

Dados que têm sido divulgados pela imprensa nas últimas semanas referem que o areeiro está situado numa área de 767 hectares, numa zona limite entre a cidade de Maputo e o distrito de Marracuene, na província de Maputo, que em tempos acolheu um projecto de plantio de eucaliptos promovido pela FAO.

Mais tarde, o areeiro foi cedido a uma sociedade que se comprometeu a prosseguir com o projecto florestal, mas depois virou-se para a extracção de areia, permitindo que a CRBC explorasse a areia que usa na obra de construção da circular de Maputo, uma estrada que vai ligar os municípios de Maputo e Matola e o distrito de Marracuene.[OD]