Nacional

Governo poderá modernizar museus

2024-05-20 11:29:27 (UTC+01:00)

O Ministério da Cultura e Turismo (MICULTUR) está a estudar as possibilidades de modernização dos museus nacionais, o que poderá implicar na revisão da actualização do quadro legislativo e capacitação de mais profissionais da área.

O MICULTUR pretende, com isso, elevar a importância dos museus para a preservação e divulgação da memória e herança cultural, material e imaterial.

A entidade torna pública a intenção, através das declarações feitas pela ministra, no último fim de semana, em virtude das celebrações do Dia Internacional de Museus, que se assinala a 18 de Maio.

Por ocasião da efeméride, o Ministério felicita os profissionais da área museológica, em particular, e a sociedade em geral pelas acções e iniciativas em prol da preservação dos bens do património cultural que concorrem para a definição da identidade moçambicana.

O Dia Internacional dos Museus celebra-se este ano sob o lema “Museus, Educação e investigação”. A data foi instituída com o objectivo de promover debates amplos sobre o estágio dos museus e os desafios da preservação dos bens do património cultural e natural.