Nacional
Governo reforça combate aos crimes cibernéticos
2018-06-19 06:08:11 (UTC+01:00)
O governo está a reforçar o combate ao crime cibernético e, para o efeito, arrancou ontemem Maputo, um curso de formação de técnicos em segurança de redes de computadores das instituições do Estado.
MAPUTO - Com duração de quatro semanas, a capacitação constitui a segunda fase da formação de técnicos em segurança cibernética, tendo em conta que a primeira fase foi na mobilidade virtual, baseado na plataforma de Ensino à Distância.
Participam no curso 50 formandos da área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) de todo o país, sendo 20 em representação das 10 Direcções Provinciais de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional e os restantes em representação de todos os ministérios.
A acção formativa é apoiada pela Agência de Cooperação Italiana.
“O curso tem como principal objectivo tornar as transacções electrónicas mais seguras, promovendo assim a sua maior utilização no país”, explicou o secretário permanente do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), Celso Laice.
Referiu que também pretende-se, com este curso, melhorar a segurança dos sistemas informáticos e das infra-estruturas críticas do Estado, promovendo aos formandos conhecimentos técnicos de gestão de sistemas e controlo de processos para a protecção dos sistemas contra-ataques cibernéticos.
A fonte destacou a importância do uso das TICs e, em particular da internet, que oferece oportunidades e muitos benefícios. Advertiu, porém, que a internet, ou seja, “o espaço cibernético aumenta a vulnerabilidade aos crimes cibernéticos, caracterizados por não terem fronteira, não terem 'rosto' e serem de grande impacto para a vida privada, negócios e para o país”.[CC]