Nacional

Governo reintroduz veículos articulados para transporte de passageiros

2022-12-02 05:53:35 (UTC+00:00)

O Governo vai reintroduzir veículos articulados para minimizar o défice de transporte de passageiros nos principais centros urbanos do país.

Segundo o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, numa primeira fase, serão introduzidos 20 autocarros para a Área Metropolitana de Maputo.

Magala avançou este dado, hoje, na abertura do quadragésimo Conselho Coordenador da instituição, que decorre sob o lema: “Transportes, Comunicações e Meteorologia, Promovendo a Economia Digital”.

O anterior lote de veículos articulados, que circulou no país, provinha da Hungria.

Durante o Conselho Coordenador, Mateus Magala anunciou o término da compensação aos transportadores, findos seis meses de implementação.

Neste momento, o Governo estuda a nova modalidade de atribuição deste subsídio.

A propósito, o presidente da Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários, Castigo Nhamane, disse a jornalistas que todos os associados esperam pelo subsídio como condição para não subir as tarifas de transporte.

O Conselho Coordenador do Ministério dos Transportes e Comunicações analisa os instrumentos programáticos e reflecte sobre a mobilidade urbana, segurança rodoviária, digitalização, logística, desempenho dos corredores de desenvolvimento e a reestruturação das empresas do Estado no sector.