Nacional

Governo vai continuar a admitir novos funcionários públicos

2016-05-19 08:39:11 (UTC+01:00)

Apesar de alguns parceiros de cooperação terem suspendido o apoio directo ao orçamento do Estado, o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, reiterou que o Estado vai admitir mais funcionários públicos sobretudo nos sectores prioritários.

MAPUTO- Maleiane, que falava em Maputo, durante a audição parlamentar realizada hoje pelas Comissões do Plano e Orçamento (CPO) e de Defesa, Segurança e Ordem Pública (CDSOP), ambas da Assembleia da República (AR), o parlamento, apontou os sectores de educação, saúde, bem como a polícia, como sendo os prioritários na admissão de novos ingressos.

“Vamos contratar novos funcionários na educação, saúde e polícia, por serem áreas indispensáveis para o funcionamento do Estado”, reiterou Maleiane.

Ele refutava informações segundo as quais o Estado não abrirá mais concursos públicos para a contratação de novos ingressos na sequência dos últimos desenvolvimentos em torno da dívida pública.

No entanto, Maleiane disse ser "necessário quantificar as consequências da dívida pública, sob pena de se transmitir uma ideia que não é real, vincando que a dívida pública “ainda é sustentável”, quer por via de receitas internas, quer por via défice".

Na ocasião, ele garantiu que nenhum moçambicano será descontado seu dinheiro para pagar a dívida pública. [FI]