Nacional

Governo vai contratar seguradora de riscos contra ciclones e precipitação

2022-11-29 05:43:50 (UTC+00:00)

O governo vai contratar uma seguradora de riscos paramétricos contra ciclone e precipitação, para melhor responder aos eventos extremos que ciclicamente afectam o país.

A contratação está inserida no âmbito do programa de gestão de risco de desastre e resiliência, a ser implementado a partir da presente época chuvosa, em parceria com o Banco Mundial.

A iniciativa é paralela a uma outra contratação de seguro contra desastres, a ser feita em coordenação com a União Africana.

Segundo a Vice-Ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, o Seguro Soberano contra os Desastres Naturais está orçado em 4 milhões de dólares.

A Vice-Ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, falava esta segunda-feira, em Maputo, na Conferência Internacional sobre Seguro Soberano contra Desastres.

Na ocasião, o Representante do Banco Mundial, Raimound Blound, disse estar satisfeito com a aplicação dos fundos alocados para a gestão de risco de desastres em Moçambique, entretanto, há medidas a serem tomadas para fortalecer a prevenção.

Nos últimos 40 anos, Moçambique foi afectado por 25 ciclones tropicais de intensidade variável, dos quais, 11 de categoria 3, com ventos de 134 a 187 quilómetros por hora e pelo menos três ciclones de categoria 4, com ventos de 187 a 241 quilómetros por hora.