Nacional
Governo vende em bolsa participação em projecto mineiro
2017-12-12 06:32:43 (UTC+00:00)
O governo pretende alienar a parcela de 10% que detém no projecto de exploração de minério de ferro de Chiúta, província de Tete, através da Bolsa de Valores de Moçambique, anunciou ontem a ministra dos Recursos Minerais e Energia.
MAPUTO- A ministra Letícia Klemens, disse no final da cerimónia de assinatura do contracto mineiro com a Capitol Resources, subsidiária moçambicana do grupo australiano Baobab Resources, que o governo pretende desfazer-se daquela parcela numa sessão de bolsa de valores não tendo, avançado mais pormenores.
O director executivo do grupo Baobab Resources, Ben Jamens, considerou que, com o estabelecimento deste projecto mineiro e siderúrgico verticalmente integrado, Moçambique poderá tornar-se num exportador regional de aço.
Este projecto vai exigir um investimento de aproximadamente 20 milhões de dólares e a criação de 100 postos de trabalho directos, dos quais 90% serão ocupados por moçambicanos.
Representantes de três grupos chineses – Magang (Group) Holding Company Limited (Masteel), Shanxi Zhangze Electric Power Co., Ltd e Sinosteel Corporation, manifestaram interesse em participar neste projecto no decurso de uma audiência concedida pelo ministro da Indústria e Comércio, Max Tonela. [FM]