Nacional

Grupo de mulheres reza pela paz no país

2015-09-04 06:48:06 (UTC+01:00)

Um grupo de mulheres de diversas religiões rezou na última quarta-feira em Maputo, pela paz em Moçambique, exigindo aos dirigentes uma rápida solução para a ameaça a paz e a estabilidade.

MAPUTO - "Nós queremos ver o desenvolvimento do nosso país e isso não é possível se houver conflitos", declarou a pastora Helena Mussane, orando durante o encontro do grupo em Maputo, citada pela Tv Miramar.

O grupo, que se denomina "Mães, Esposas e Filhas pela Reconciliação Nacional, Paz Plena e Duradoira", pediu aos líderes políticos moçambicanos maior responsabilidade, condenando todos os discursos que incitam à violência, principalmente os que vêm de quem tem "o poder das armas".

"Nós queremos a mudança de atitude", salientou a pastora, pedindo a Deus que dê sabedoria aos políticos moçambicanos para que dirijam o país da melhor forma.

O grupo escreveu um documento de quatro páginas, designado Declaração das Mães, que foi entregue ao Presidente moçambicano e à Assembleia da República, apelando para um maior compromisso dos dirigentes moçambicanos com a paz e estabilidade no país.

"Basta! Não queremos enterrar os nossos filhos e as nossas filhas. Não queremos tornar-nos mães dos nossos netos", lê-se no documento, citado pela imprensa moçambicana.

O grupo defendeu ainda a necessidade de um diálogo inclusivo, um processo negocial fundado na diversidade, característica do povo moçambicano.

"Exigimos que a nossa face esteja presente e seja ouvida em todos esforços para a construção da paz", disse Helena Mussane, lembrando que dela depende o desenvolvimento da nação. [OD]