Nacional

Guardas de Dhlakama serão integrados nas FDS

2015-10-12 07:06:40 (UTC+01:00)

Os elementos da guarda do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, vão beneficiar de formação para integração nas fileiras das Forças de Defesa e Segurança, como Parte do entendimento alcançado sexta-feira na Beira, capital provincial de Sofala.

MAPUTO - A operação de desarmamento da guarda de Dhlakama, desencadeada pelas Forcas de Defesa e Segurança (FDS), culminou com a entrega de 16 metralhadoras do tipo AKM e uma pistola na presença de mediadores nacionais do diálogo político entre o Governo e a Renamo, o bispo da Diocese dos Libombos Dinis Sengulane e o académico Lourenço do Rosário, e a Governadora provincial, Helena Taipo.

Igualmente testemunharam o acto o Arcebispo da Igreja Catolica da Beira, Cláudio Zunna, e os presidentes dos municípios da Beira e Quelimane, Daviz Simango e Manuel de Araújo, ambos do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o segundo partido da oposição, com representação parlamentar.

Este último (Manuel de Araújo) procedeu a leitura do termo de entrega a Polícia das armas retiradas da guarda de Dhlakama, segundo o jornal Notícias.

Na ocasião foram postos em liberdade oito guardas de Dhlakama e prometida a formação dos membros destas forcas residuais da Renamo. [OD]