Nacional

HCB lança programa de desenvolvimento

2015-11-15 05:28:52 (UTC+00:00)

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) realiza, em finais de Novembro do ano em curso, um seminário de lançamento do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais, na vila do Songo, província de Tete.

MAPUTO - De acordo com fonte da HCB, prevê-se que 250 empresários locais participem no programa, que surge na senda de um conjunto de acções visando promover maiores ligações com os fornecedores locais, mormente as Pequenas e Médias Empresas (PME’s).

Este projecto conta com a parceria da Accenture, uma empresa internacional de consultoria, com credenciais comprovadas na implementação de programas desta natureza em vários países. Conjuntamente com a HCB, iniciou um trabalho de concepção do programa, que consistiu na análise da demanda da empresa e da oferta (fornecedores locais), através de contactos directos e de inquéritos, com vista à identificação dos principais constrangimentos à maior ligação entre os grandes projectos e as PME’s, que constitui a base para a concepção de planos e iniciativas para a promoção dos fornecedores locais.

Para além dos aspectos acima referidos, o trabalho abrangeu igualmente a definição do conceito de conteúdo local, onde particular enfoque é conferido à criação de valor acrescentado dentro de fronteiras nacionais, bem como a definição de um conjunto de indicadores de monitoria, que irá permitir uma permanente avaliação da evolução do programa no decurso da sua implementação.

Importa salientar que, neste processo, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa envolveu diversos stakeholders, como sejam as instituições do Governo e os representantes da classe empresarial moçambicana.

Aliás, o programa prevê a instalação de uma estrutura de governanção que será composta pelos intervenientes da cadeia produtiva, nomeadamente o Governo, o sector empresarial (PME’s fornecedoras) e a demanda (HCB). [OD]