Nacional

Hoje último dia de migração do analógico para o digital e moçambique está atrasado

2015-06-17 10:46:15 (UTC+01:00)

Hoje é o dia “D” para a migração do sistema analógico para o digital a nível de África, Europa, Mongólia e Irão.

MAPUTO - Moçambique está atrasado no processo por isso não terá, a partir de hoje, a proteção internacional por interferência. As autoridades reguladoras da comunicação asseguram que não haverá um apagão no país.

O desligamento das emissões televisivas analógicas estava previsto para, hoje, 17 de Junho de 2015, segundo determinou a União Internacional das Telecomunicações.

Moçambique não concluiu o processo para a transição do sistema analógico para o digital. A Comissão Nacional para a Migração Digital garante que não haverá apagão, mas Moçambique deixa de estar protegido no caso de alguma interferência do sinal.

O Vice-Presidente da Comissão Nacional para a Migração Digital, Simão Anguilaze acrescentou que, no caso de interferência com os países da região, é Moçambique quem tem que desligar o seu sinal. Para evitar danos maiores, o país já está a pensar em medidas de proteção.

Ao nível da região apenas a Tanzânia, Malawi, Maurícias, Botswana, Namíbia e África do Sul têm os processos de migração concluídos. Todos os outros países estão abaixo ou na situação de Moçambique.

A SADC concede um prazo de 2 anos para os países membros concluírem o processo de migração digital.[OD]