Nacional
Hospital Militar preparado para combater Ébola
2015-07-22 07:05:36 (UTC+01:00)
A directora do Hospital Militar de Maputo, Águeda Duarte, defende a necessidade de se envidar mais esforços, a escala nacional na capacitação em recursos, sobretudo humanos, com vista ao combate à epidemia da ébola.
MAPUTO - Agueda Duarte falava, ontem, em Maputo, durante o lançamento do 1º curso de ébola ao nível do Hospital Militar de Maputo, onde serão capacitados 30 técnicos da saúde militar.
Os técnicos que vão formar os agentes militares são moçambicanos que beneficiaram de capacitação em Cuba, África do Sul e em Moçambique, através do Ministério da Saúde (MISAU).
A directora adiantou que em Agosto próximo a formação abrangerá a zona centro e norte do país, respectivamente.
Até ao momento, a ébola não possui uma cura definitiva, ainda que estudos recentes com vacinas tenham tido resultados aparentemente promissores.
“Essa doença dizima milhares de pessoas sem excepção de género, idade ou espécie. Neste contexto, apelamos a todos que adoptem medidas de prevenção”, disse Duarte, citada pela AIM, acrescentando que o presente curso deve atingir os seus objectivos, superando as espectativas de todos aqui presentes.
Até ao momento, Moçambique ainda não registou nenhum caso de ébola. [OD]