Nacional
IBE poderá disponibilizar 700 bolsas de estudo
2015-11-14 07:13:36 (UTC+00:00)
O Instituto de Bolsas de Estudo (IBE) prevê disponibilizar cerca de 700 novas bolsas de estudo para o ensino superior nas diversas áreas de licenciatura em 2016, para a formação académica no País e no exterior.
MAPUTO - Para o efeito, o Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Jorge Ferrão, disse que o programa Quinquenal (2015-2019) do Governo propõe, promover um sistema educativo inclusivo, eficaz e eficiente.
Ferrão, que falava hoje, em Maputo, momentos após a abertura da 6ª reunião do conselho nacional de bolsas de estudo, disse que este programa tem por objectivo garantir a aquisição das competências requeridas ao nível de conhecimentos, habilidades, gestão e atitudes que respondam as necessidades do desenvolvimento humano.
“A atribuição de bolsas de estudo continua a privilegiar a excelência e a qualidade, atraindo jovens com elevada capacidade e sentido de intervenção”, disse Ferrão.
Segundo o governante, nos últimos seis anos de funcionamento do IBE, foram disponibilizadas um total de 6.667 bolsas de estudo á igual número de estudantes para diferentes níveis de formação, dentro e fora do país.
Deste universo, foram graduados 2.632, que também prosseguiram com a vida laboral.
Ferrão mostrou-se preocupado com o elevado número de bolseiros que abandonam os estudos, por motivos até aqui desconhecidos.
Mesmo assim, o governo continua a investir anualmente avultados valores monetários para os financiamentos de bolsas de estudo no país e no exterior. [OD]