Nacional

Sociedade

Idosos querem viajar de borla nos EMTPM

2016-03-30 07:32:23 (UTC+01:00)

Os idosos que fazem uso dos transportes público de passageiros contestam as cobranças que lhes são feitas para viajarem nos autocarros da Empresa Municipal de Transporte Rodoviário de Maputo (EMTPM), sendo que por lei essas viagens deviam ser de borla.

MAPUTO- Os visados devem desembolsar anualmente cerca de 205 meticais para renovar o passe que lhes habilita aos passes de livre-trânsito e, considerando a condição de pobreza em que muitos vivem, torna-se complicado obter o documento, acabando por agravar o seu sofrimento.

Os idosos, de acordo com o Notícias, alegam que a medida contraria a Lei 3/2014 de 5 de Fevereiro, sobre a Promoção e Protecção dos Direitos da Pessoa Idosa, que determina que todo o idoso é isento de pagar o transporte público, mediante a exibição do Bilhete Identidade.

Alguns idosos disseram que a advertência está sendo feita há mais de um ano, mas até aqui ainda não ouviram ou viram um comunicado oficial daquela empresa sobre o assunto.

Convidado a pronunciar-se sobre o assunto, o porta-voz da EMTPM, Lourenço Albino, fez saber que a medida abrange também outros utentes com direito a livre-trânsito, nomeadamente os portadores de deficiência, estudantes com direito a redução da tarifa, antigos combatentes, entre outros.[FI]