Nacional
IGT suspende cinco trabalhadores estrangeiros ilegais
2016-07-18 15:30:02 (UTC+01:00)
A Inspeção-Geral do Trabalho (IGT), na Província da Zambézia, suspendeu, durante a semana passada, cinco trabalhadores estrangeiros de diferentes países, que se encontravam a trabalhar ilegalmente no país.
MAPUTO-Um comunicado de imprensa recebido pela FOLHA DE MAPUTO refere que no conjunto dos trabalhadores estrangeiros inspeccionados durante o período, que totalizaram 24, os cinco ilegalmente contratados foram detectados em três empresas.
Trata-se dos cidadãos Gyongsu e Gil Weon Lee, ambos de nacionalidade coreana, Peter J. Park, de nacionalidade americana, todos ao serviço da empresa Pesca Sofala, Lda, de Zaw Lin, de origem birmanesa, contratado pela empresa Zaw Lin Comercial, bem como Jianhu Yue, de nacionalidade chinesa, que estava ao serviço do estabelecimento comercial Bailing International.
De acordo com a legislação em vigor, para além da suspensão dos visados, as empresas infractoras foram igualmente sancionadas.
Para além destes resultados, destaque foi também para a recuperação de cerca de 157 mil meticais que tinham sido descontados nos salários dos trabalhadores e canalizados ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), por 9 entidades patronais.
O documento refere ainda que em Junho, as autoridades laborais da Zambézia receberam a comunicação de celebração de 36 novos contratos individuais de trabalho, entre as entidades empregadoras e os trabalhadores, nomeadamente nas empresas Global Import Export Lda, (Sucursal), em Quelimane, bem como nas empresas Sotomane, Lda e Super Mercado Number One, no Distrito de Mocuba.[AM]