Nacional
IGT suspende dois trabalhadores estrangeiros na Zambézia
2015-08-20 08:14:26 (UTC+01:00)
A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) detectou e suspendeu um cidadão norte-americano e outro irlandês que trabalhavam ilegalmente para a Organização Não Governamental Concern World Wide Moçambique, que opera na província da Zambézia.
De acordo com a IGT, citada pelo jornal Notícias, trata-se de uma ONG irlandesa que empregava os visados sem a observância da legislação moçambicana, no que concerne ao emprego de cidadãos estrangeiros.
A IGT fiscalizou, igualmente, a situação de 105 trabalhadores estrangeiros que vieram para o país para três meses de actividade, a coberto no Decreto 63/2011, de 7 de Dezembro.
Segundo o mesmo jornal, numa acção de fiscalização do grau de cumprimento da legalidade laboral junto das empresas e instituições de diferentes sectores de actividade, que cobriu um total de 201 trabalhadores, entre os quais 10 estrangeiros, a IGT suspendeu igualmente um cidadão de nacionalidade maliana, na empresa Amadou Djire Comercial, localizada na cidade de Quelimane, pelas mesmas razões.
Nestas circunstâncias, para além da medida imediata de suspensão dos visados, as respectivas empresas ou instituições contratantes estão a ser sancionadas.[OD]