Nacional
IMOPETRO lança concurso para importar combustíveis
2018-04-19 07:34:38 (UTC+01:00)
Moçambique pretende importar 912 mil toneladas métricas de produtos petrolíferos refinados, a serem descarregados nos portos de Maputo (sul), Beira (centro), Nacala e Pemba (norte).
MAPUTO - Para o efeito, a Importadora Moçambicana de Petróleos (IMOPETRO) anunciou esta quarta-feira o lançamento de um concurso público internacional para a contratação de um fornecedor e transporte de produtos petrolíferos refinados.
Uma nota da IMOPETRO, citada hoje pelo “Notícias”, indica que com este contrato o país pretende importar 212 mil toneladas de gasolina “premium unleaded”, 31 500 toneladas de jet e 668 500 toneladas métricas de gasóleo 50 ppm.
Na nota, a IMOPETRO refere igualmente que o concurso será regido pelos procedimentos relativos aos concursos públicos internacionais, similares aos especificados nas directrizes do Banco Mundial.
Em Moçambique, a importação de combustíveis líquidos é feita em concursos lançados de seis em seis meses.
O país tem apostado em adquirir os combustíveis nas praças consideradas mais baratas do mundo, pelo que, nos últimos tempos, a gasolina é comprada no mar Mediterrâneo, enquanto o jet e a gasolina no Golfo Pérsico.[CC]