Nacional

INAE apreende mais de um milhão em produtos fora do prazo

2016-01-08 07:41:11 (UTC+00:00)

A Inspecção das Actividades Económicas visitou (INAE) 3872 estabelecimentos em todo o país, onde apreendeu um total de um milhão, novecentos e oitenta mil meticais (1.980.000mt) em produtos diversos que se encontravam fora do prazo ou mal conservados.

MAPUTO- O INAE que visitou entre estabelecimentos comerciais e turísticos, no âmbito do controlo dos preços aplicados nos produtos e sua qualidade, bem como nos serviços prestados, durante a quadra festiva passada, aplicou multas em cinco instituições.

Estes dados foram apresentados ontem, pelo inspector geral da INAE, José Rodolfo que mesmo com as apreensões e as multas, faz um balanço positivo da quadra festiva, tendo em conta que os produtos de primeira necessidade não faltaram nos centros comerciais e os preços estiveram razoáveis.

Além dos estabelecimentos inspeccionados por ordem interna, a INAE recebeu denúncias telefónicas, das quais resultaram na multa de seis milhões, seiscentos e cinquenta e cinco mil a alguns centros comerciais e supermercados.

Destes casos, as províncias de Sofala, Nampula, Maputo cidade e Inhambane tiveram maior número de estabelecimentos multados, derivados, na maior parte, de denúncias populares.