Nacional
INAE atenta à venda de desinfectantes falsos
2020-04-02 06:01:27 (UTC+01:00)
A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) está a desencadear uma campanha de fiscalização e apreensão de álcool em gel contrafeitos, que se encontram em comercialização no mercado nacional.
MAPUTO- Segundo Rita Freitas, Inspectora-Geral da INAE, está a venda um álcool em gel contrafeito nos mercados informais e formal, um produto da comercialização exclusiva das farmácias.
Disse que a operação de fiscalização e apreensão do produto falso, resulta em resposta às denúncias populares que a INAE tem vindo a receber continuamente em várias delegações instaladas no país.
Os indivíduos desonestos aproveitam-se da vulnerabilidade das pessoas, vítimas de pânico e desespero, que se vive no país e no mundo, causado pela pandemia da Covid-19. Neste momento de aflição, o ambiente torna-se fértil para enganar os incautos e expor a vida deles em risco, por uso do material e medicamento impróprio.
Informou que o álcool em gel falso, é de produção caseira e é enchido em a recipientes sem descrição de composição e posto à venda nas bancas, mercearias e por via electrónica.
“É um desafio para o povo moçambicano, numa altura em que todos estão preocupados em prevenir-se contra a contaminação de Covid-19. Para alguns desonestos, este é um momento de oportunidade para enriquecimento fácil, através de negócio ilícito”- disse.
Chamou à atenção e aconselhou a todos para no caso de necessidade de aquisição de qualquer material de prevenção ou tratamento de covid-19 contactar os serviços de qualquer unidade de saúde, a única entidade oficial que vela pela sanidade pública.
A inspectora garantiu que está em curso uma investigação para identificar e desmantelar a quadrilha produtora do produto contrafeito.