Nacional

INAE combate especulação do preço do pão

2021-04-14 04:14:07 (UTC+01:00)

A Inspeção Nacional das Actividades Económicas (INAE) está a envidar esforços para combater a especulação do preço do pão nas padarias da cidade e província de Maputo.

MAPUTO- Apesar do anúncio da suspensão da subida do custo do pão, algumas padarias vendem, desde o dia 1 de Abril, a preços especulativos, contrariando deste modo a decisão do Governo de impedir o seu aumento pelas panificadoras.

Segundo Verónio Duvane, inspector da INAE, a entidade deslocou equipas às padarias para averiguar a situação e encontrar soluções para o problema, visando evitar que o consumidor seja prejudicado.

A fonte acrescentou que algumas panificadoras enveredam pela diminuição do peso do pão que, no entanto, é vendido ao preço acordado entre o Governo e a Associação Moçambicana dos Panificadores (AMOPÃO),como forma de ludibriar os consumidores.

"As equipas de inspecção fazem-se às padarias munidas de instrumentos de medição, neste caso as balanças, com vista a aferir o real peso do pão comercializado e o preço", sublinhou.