Nacional
INAE incinera produtos fora do prazo durante o Natal
2016-12-28 07:00:22 (UTC+00:00)
A Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) destruiu, durante a celebração natalícia, produtos fora do prazo, avaliados em mais de 40 mil meticais.
MAPUTO- Ainda neste período, de acordo com o O País, foram aplicadas multas a estabelecimentos comerciais no valor de cerca de 220 mil meticais por diversas irregularidades.
A inspectora nacional do INAE, Maria Rita Freitas, citada pelo O País, fez estas revelações durante uma conferência de impressa, realizada hoje.
Segundo a inspectora nacional, 530 estabelecimentos económicos foram inspeccionados entre os dias 19 e 23 deste mês.
Apesar das actividades durante o período em referência, os problemas ainda persistem em muitos estabelecimentos comerciais. Um dos problemas é a venda de produtos com baixo peso. “Encontramos sacos de batata com oito e sete quilos no mercado Grossista do Zimpeto. E, em alguns supermercados, encontramos sacos de açúcar com gramas a menos. Mas, recolhemos os produtos e exigimos a reposição com pesos correctos”, explicou Freitas.
As actividades de fiscalização realizadas pelo piquete do INAE, vão continuar durante este período festivo, com vista a combater a especulação de preços, viciação de pesos, má conservação dos alimentos bem como a venda de produtos fora do prazo. [FI]